DOR DE OUVIDO NO VERÃO
OTITE EXTERNA AGUDA
(Otite de Verão)
A OTITE EXTERNA AGUDA E CRÔNICA É UM PROBLEMA DE OUVIDO TÃO COMUM ENTRE OS NADADORES QUE É CHAMADA TAMBÉM DE "OTITE DOS NADADORES".

O que é?

A otite externa é uma infecção na pele do canal do ouvido causada por vários tipos de germes ou fungos. Para facilitar a compreensão dessa infecção e a sua localização, vamos lembrar que o ouvido é dividido em três partes: externo, médio e interno. O ouvido externo é formado pela orelha e canal auditivo. Na extremidade desse canal está a membrana timpânica. Atrás da membrana está o ouvido médio; a terceira parte é o ouvido interno ou labirinto.

O ouvido é dividido em três partes: externo, médio e interno. O ouvido externo é formado pelo pavilhão auricular e canal auditivo e é totalmente revestido por pele. Na extremidade do canal está a membrana timpânica (tímpano). Justamente nesta pele do canal é onde se instala a doença.

Porque ocorre esta doença?

A maceração da pele pela água do mar , piscina ou banho em geral, o trauma causado pelo ato de introduzir cotonetes ou outros objetos no ouvido e a umidade, favorecem o crescimento de germes e fungos. Ocorrem pequenas fissuras na pele do canal auditivo extermo que facilita esta infecção.

Quais os sintomas mais comuns?
A infecção aguda é caracterizada por uma severa e profunda dor de ouvido. A dor usualmente vem precedida ou acompanhada de coceira. Ao coçar, geralmente com cotonetes, abrem-se então fissuras na pele. Quando a infecção se torna crônica, ocorrem episódios agudos recorrentes, coceira irritante e descamações da pele do canal.

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico é feito através da história do paciente e do exame otológico (do ouvido). Na infecção aguda o conduto auditivo externo apresenta intensa sensibilidade dolorosa à manipulação. A dor geralmente é muito forte e latejante. Dói muito ao mastigar os alimentos, mastigar e bocejar. A pele se apresenta vermelha e edemaciada. Raramente a otite externa aguda vem acompanhada de secreção ou perda auditiva.

Como é feito o tratamento?

O tratamento é feito com analgésicos, calor local, instilação de gotas e limpeza do canal. Às vezes torna-se necessário prescrever antibióticos.

Como prevenir surtos repetidos no verão?

Cotonetes não devem ser usados para secar ou limpar o ouvido, pois tendem a remover a cera que ajuda na prevenção das infecções e podem lesar ou causar irritação na pele do canal. O uso de protetores para evitar a entrada de água no ouvido, macios como os de silicone, são recomendados para prevenir as otites. Existe uma variedade de tipos e modelos que podem ser discutidos com o médico qual a sua preferência.

Por: CLINICANEMETZ/adaptado ABC saúde
 
 
    Artigos
    .......................................................
    MALEFÍCIOS DO CIGARRO

Orçamento Familiar Virando Fumaça: gastos com cigarro podem chegar a mais de R$ 20 mil em dez ano..
    .......................................................
    CÂNCER DE BOCA

O Problema do Câncer de Boca . O câncer de boca vem aumentando em incidência no Brasil e países ..
    .......................................................
    DOR DE OUVIDO NO VERÃO

OTITE EXTERNA AGUDA (Otite de Verão) A OTITE EXTERNA AGUDA E CRÔNICA É UM PROBLEMA DE OUVIDO T..
    .......................................................
    NÓDULOS NA TIREÓIDE

NÓDULOS DE TIREÓIDE Sinônimos e Nomes populares: Bócio uninodular; caroço na tireóide, caro..
    .......................................................
     
    + ver todos